segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DEPRESSÃO

Sinônimos e nomes relacionados:
Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal.
O que é a depressão?
 Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
Como se desenvolve a depressão?
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:
 
Estresse
Estilo de vida
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.

Como se diagnostica a depressão?
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.
O que sente a pessoa deprimida?
Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.
Como é o pensamento da pessoa deprimida?
Pensamentos que freqüentemente ocorrem com as pessoas deprimidas são os de se sentirem sem valor, culpando-se em demasia, sentindo-se fracassadas até por acontecimentos do passado. Muitas vezes questões comuns do dia-a-dia deixam os indivíduos com tais pensamentos. Muitas pessoas podem ter ainda dificuldade em pensar, sentindo-se com falhas para concentrar-se ou para tomar decisões antes corriqueiras, sentindo-se incapazes de tomá-las ou exagerando os efeitos "catastróficos" de suas possíveis decisões erradas.
Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio
Freqüentemente a pessoa pode pensar muito em morte, em outras pessoas que já morreram, ou na sua própria morte. Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar, achando ser esta a " única saída " ou para " se livrar " do sofrimento, sentimentos estes provocados pela própria depressão, que fazem a pessoa culpar-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros. Esse aspecto faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, a qual gera um ciclo vicioso depressivo que resulta na perda da esperança em melhorar naquelas pessoas que não iniciam um tratamento médico adequado.
Sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais
Freqüentemente a depressão pode afetar o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica.
Como se trata a depressão?
A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente e com pouco prejuízo sobre as atividades da vida diária. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterápico.
Pode haver também casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico.
Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, medicações que não causam “dependência”, são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico. Em alguns casos faz-se necessário associar outras medicações, que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolíticos, antipsicóticos).
Para saber mais acesse abc da saude

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cruz Vermelha divulga novo local de doações às vítimas das chuvas

Fernanda Rodrigues

Publicação: 17/01/2011
A Cruz Vermelha de Minas Gerais não está recebendo mais doações em sua sede, localizada no Centro de Belo Horizonte. Segundo o órgão a mudança de endereço será  por motivos operacionais. As doações serão recebidas, a partir desta segunda-feira, em um posto de arrecadação na BR-356, número 7.515, ao lado do supermercado Leroy Merlin, próximo ao BH Shopping.Podem ser doados produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis ou de pronto consumo (macarrão instantâneo, sopas em pó, leite em pó), água mineral, cobertores e roupas de cama. O órgão não está solicitando mais roupas, pois o estoque já são suficientes no momento.  A Cruz Vermelha solicita, também, o apoio de mais empresas de transporte e logística para enviar as doações às regiões afetadas. As empresas devem entrar em contato pelo telefone (31) 3239-4200. Já foram enviados, pela Cruz Vermelha de Minas Gerais, 113 toneladas de doações à vítimas da chuvas no Sul do Estado e no Rio de Janeiro. Quatro caminhões já seguiram para abastecer com donativos as pessoas desabrigadas e desalojadas. 
Gente Minas Gerais também esta precisando de doações, vamos ajudar!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A sua ajuda é muito bem vinda aos desabrigados da Região Serrana do RJ


Fotos de Vladimir Platonow/ABr
Com as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis estão com centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas. Veja como ajudar as vítimas das enchentes:

Doações em produtos:

  • Pessoas de qualquer lugar do país podem entregar doações na Cruz Vermelha de seu Estado. Encontre aqui o endereço das filiais em todo o país.
Doações em dinheiro:
Diversas instituições de auxílio abriram contas para receber doações em dinheiro, que podem ser feitas por pessoas de todo o país:
Cruz Vermelha
Banco Real
Ag. 0201
C/C 1793928-5
Viva Rio
Banco do Brasil
Ag.: 1769-8
C/c.: 411396-9
Viva Rio
CNPJ
: 00343941/0001-28
SOS Teresópolis – donativos
Banco do Brasil
Agência: 0741
Conta: 110000-9.

Não deixe de doar, eu já fiz a minha parte. Um abraço!

Receitas famosas de sucos para detonar acne, estresse, inchaço e celulite.

Para acne:
limão, pera, uva , mamão e damasco.
Receita: 3 limões descascados e sem sementes  , 2 peras , 3 damascos sem caroço, 25 uvas rosadas sem sementes e 1/2 mamão sem casca.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Relacionamentos que não dão certo, romper ou não!

Romper não é fácil. Em geral, há uma tendência a prolongar relações insatisfatórias. Os motivos que levam alguém a prolongar a situação são vários: esperança de que as dificuldades sejam superadas, dependência emocional ou financeira, medo da solidão ou até mesmo o hábito, filhos, enfim são vários os motivos que nos levam a viver com uma pessoa que não queremos mais. Em muitos casos, quando a dificuldade emocional é muito forte, ou os conflitos se encaminham para a agressão física, ou o abuso emocional, é aconselhável procurar ajuda de um terapeuta de casal. Esse profissional pode facilitar o processo de colocar um ponto final na relação.Também existem livros que podem ser de grande valor nessa hora. Procure nas livrarias o que terapeutas escreveram sobre o assunto.É comum a relação acabar e os parceiros se recusarem a perceber o que acontece. Uma das causas desse comportamento de avestruz é o medo da solidão.

Não adianta fingir porque, cedo ou tarde, a realidade se impõe.
"Tudo sobre Ele" e "Tudo sobre Ela"Saiba mais sobre este livro
"Eu te amo - 99 maneiras de declarar seu amor"Saiba mais sobre este livro
Não deixe para depois , vale a pena investir no relacionamento e tentar resgatar o amor que um dia foi para vocês algo muito valioso!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Saude é tudo, Sentir se bem é melhor ainda

Acesse este site de jogos, vocês vão adorar
www.ojogos.com.br

MEGAVIDEO - Estou assistindo-o.

MEGAVIDEO - Estou assistindo-o.

Como saber se a pessoa em um caso de emergência está respirando

Quando a pessoa sofre um acidente, é necessário manter a calma e agir com cautela para que não se torne mais grave o seu problema. Coloque- a em posição de segurança, mas se houver sinal de fratura , mantenha a pessoa na mesma posição. Verifique se ela responde quando você chama-la , se ela responder, ótimo vá conversando com ela até que o socorro chegue, tente achar um pano e cubra-a para que ela não pegue friagem, nunca dar nada para comer e beber e nunca deixe a vitima sozinha.É só manter a calma e esperar por socorro pois somente quem tem experiência pode fazer algo para salvar aquela pessoa. 

Agora existem situações em que a vitima sofre de algum mal súbito e para de respirar então você pode fazer alguma coisa para ajudar. Em primeiro lugar, chame a pessoa para ver se ele responde, se não, verifique se ela respira. Como fazer isso? É simples, leve sua orelha próximo a boca da vitima e se não for percebido nenhum sopro, aproxime um pequeno espelho ou até mesmo o relógio ou celular para ver se embaça o vidro com o ar expirado. Caso a vítima não respire coloque a de barriga para cima ( posição dorsal) , verifique se há algum objeto que esteja atrapalhando a respiração na boca , se tiver tente retira-lo. É necessário fazer massagem cardíaca para fornecer sangue ao cérebro. faça uma hiperextensão do pescoço da vítima , assim a mandíbula se eleva trazendo consigo a língua que provoca a obstrução. A posição da mão para realizar a massagem é muito simples de entender, não é um bicho de sete cabeças. A sua mão vai ficar em cima do externo (osso localizado abaixo do tórax.É só colocar a sua mão direita sobre a esquerda, apoiar firmemente sobre o local e não pode dobrar o cotovelo, mantendo o braço firme, levando para a frente o peso do seu corpo em uma frequência de 60 a 80 vezes por minuto.Nunca retire a mão do lugar, mesmo durante o intervalo entre duas compressões. Não é preciso fazer respiração boca a boca neste instante, espere a ajuda chegar, se você só manter o pescoço extendido e fazer as compressões já ajuda a vitima até a ajuda dos profissionais.

Olha só que absurdo! Hospital esconde pacientes de novo ministro da Saúde

Em sua primeira agenda oficial fora de Brasília, o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, mas segundo os pacientes não conheceu a realidade. Acompanhantes contaram que o local foi “maquiado” e que pacientes tiveram dificuldades de dormir devido ao barulho de obras de madrugada. Usuários também acusaram a equipe da unidade de escondê-los para que não fossem vistos por Padilha.

“Colocaram todo mundo que estava esperando para fazer raios-x numa sala fechada para o ministro não ver a gente na fila. O ministro precisa chegar aqui sem avisar para saber como é de verdade”, disse a dona de casa Adriana Santos, 36 anos. “Fiquei revoltada. Eu não fiz nada para ser escondida”, disse.

A aposentada Sueli Rosa, 62 anos, que acompanhava a mãe, disse que viu quando os pacientes foram retirados do caminho do ministro. “Eles deveriam deixar o ministro ver a fila. Quem sabe ele não poderia ajudar mandando contratar mais funcionários? Esconder é uma vergonha”.

Rosélia Guimarães, que acompanhava a irmã, contou que os funcionários trabalharam durante a madrugada. “Eles trabalharam 24 horas para deixar o hospital bonito. Foi difícil dormir”.

ELEVADOR PAROU

No fim da visita, Padilha passou por um imprevisto: o elevador em que estava ao sair do CTI, que fica no 3º andar, parou e ele teve que usar as escadas. “O elevador parou e a porta abriu. Foi o excesso de peso”, disse, brincando.

Sérgio Côrtes, secretário estadual de Saúde, também desceu de escada e negou que tenha havido ‘maquiagem’. “O ministro confirmou a visita há dois dias. Então alguém teve bola de cristal há uma semana. São obras de manutenção”. Em nota, o estado nega que pacientes tenham sido escondidos. Também esteve na visita o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio.
Agora não é um absurdo? Acho que tem alguma coisa arrada ai, mas nunca saberemos!

PARTICIPEM

Gostaria que vocês me mandassem assuntos que  querem que eu pesquise para vocês. Vamos participem!!!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como agir em situações de emergência

Este assunto é muito importante , pois se trata de salvar vidas. Já pensou se todo mundo soubesse como agir em uma situação de emergência? É muitas pessoas não sabem os princípios básicos de primeiros socorros. Muitas vidas seriam salvas se as noções fundamentais de primeiros socorros fossem difundidas entre as pessoas. Nos proximos dias irei passar algumas informações importantes para vocês para que estejamos totalmente preparados no caso de emergência. 
    Uma das minhas orientações  é que em um momento de emergência procure sempre manter a calma e agir imediatamente, mas não corra perigo de vida na tentativa de ajudar ao próximo, pois sabemos que em alguns casos pode haver grande  sangue e fluidos  e existem diversos tipos de doenças que podemos adquirir em contato com os mesmos. Procure chamar o quanto antes ajuda, um serviço de ambulância, ou até mesmo um médico. Um exemplo clássico que tem acontecido com muita frequência são os casos de bebes que engasgam com  a alimentação e a calma nesta hora é muito importante. Veja o site com uma  reportagem sobre este assunto (bebe salvo após engasgar). O interessante desde site que mostra também como agir nestes casos. Amanhã irei dar dicas de como sabemos se uma pessoa esta respirando e como agir nestes casos. Um abraço.

Dicas para poupar dinheiro em roupas

É claro que as mulheres gostam de gastar mais do que devem para ficarem bonitas, comprando roupas que estão na moda, mas se prestarmos atenção , saberemos economizar com as roupas que temos em casa mesmo. Verifique sempre na internet as roupas que estão em tendencia, tire as suas das gavetas e também os acessórios guardados ,assim é só olhar entre suas roupas, fazer a combinação certa e pronto! Não precisa gastar mais e  assim você vai economizar dinheiro para outras coisas. Sabe, ajustar as roupas , fazer mudanças nelas, também pode ser uma boa opção, pegue aquela blusa que você não usa mais , leve a uma costureira e peça a ela para modifica-la ao seu gosto, fica muito mais em conta. Será que não tem algum familiar, vizinha ou amiga que a poderá auxiliar em alguns pequenos arranjos na sua roupa. Peças em que falta um botão, que estão descosidos, que deveriam ser ajustada, ou outro pequeno arranjo? Pois bem, do que está à espera?
Um abraço e até a proxima.

Distúrbios alimentares – como identifica-los

A saúde física e mental da mulher pode ser abalada pela obsessão de ter o corpo perfeito ditado pela mídia. Daí decorrem os distúrbios alimentares, mais comuns entre mulheres adolescentes.

A anorexia se caracteriza pela recusa a se alimentar. A adolescente tem uma auto-imagem distorcida, se vê gorda no espelho mesmo estando muito abaixo do peso ideal para a idade e estatura.Já a bulimia é um transtorno alimentar que se manifesta pelo sentimento de culpa em relação à comida. Os bulímicos costumam ter grandes acessos de gula. Esse acesso vem seguido de paliativos para por fora o que ingeriu em excesso. É comum o doente provocar vômitos, tomar laxantes ou diuréticos, fazer longos jejuns ou se exceder em exercícios físicos. Pode-se reconhecer o problema se observar que o peso da adolescente está muito abaixo do ideal e se ela continua se achando gorda. Mas nem sempre a mulher revela como se sente. Então, alguns sinais podem ser observados:
  • Falta de apetite
  • Recusa em usar roupas que exponham o corpo
  • Idas freqüentes ao banheiro logo após as refeições
  • Compra de produtos como laxantes e diuréticos
  • Pouco interesse pelo contato físico e sexual
  • Obsessão com o peso
  • Busca de dietas muito radicais
  • Longos jejuns
Tanto a anorexia como a bulimia exige um acompanhamento psicológico e alimentar para a garantia do tratamento eficaz.

Saude é tudo, Sentir se bem é melhor ainda

Este blog é destinado para ajudar as pessoas com dicas de saúde, beleza, dicas utéis para o seu dia a dia e muito mais, espero que gostem muito!

PREVISÂO DO TEMPO