sábado, 24 de setembro de 2011

3 exercícios para quem passa muito tempo na frente do computador!

Faça os movimentos enquanto está sentada, com a tela do computador à frente

1 Peitoral, braços, ombros e costas
Sentada na beira da cadeira, pés afastados na largura dos quadris e apoiados no chão, coloque as mãos nas laterais do assento (atrás do seu corpo) e estenda os braços o máximo que conseguir, estufando o peito para frente e para cima ao mesmo tempo em que contrai o abdômen – de forma a alongar o peitoral. Sustente por 15 segundos.

2 Coluna
Sentada, pés afastados na largura dos quadris e apoiados no chão, leve o tronco à frente até encostar o peito nas coxas. Deixe a coluna reta e os braços estendidos e soltos nas laterais. Fique por 20 segundos.

3 Pescoço
Sentada, pés afastados na largura dos quadris e apoiados no chão, mãos pousadas sobre as coxas. Dobre a cabeça para o lado direito, sentindo alongar o pescoço. Permaneça por 15 segundos e repita para o lado esquerdo, depois para a frente e por fim para trás (sempre 15 segundos em cada posição).
Enquanto você digita...
... pode estar comprometendo seu bem-estar físico e emocional, com postura inadequada, sobrecarga nos olhos e até dependência virtual. Veja quais os principais problemas do uso excessivo do computador e aprenda a evitá-los

POR STELLA GALVÃO

Atualmente, o computador é a ferramenta indispensável no cotidiano da maioria das pessoas. Tornou-se parte indissociável dos locais de trabalho e, nas residências, é um recurso amplamente utilizado para a comunicação instantânea. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, nos últimos 15 anos o número de máquinas em uso corporativo e doméstico cresceu 20%. Até 2007, o número de computadores disponíveis no país deverá alcançar 30 milhões de unidades. O uso da internet, especialmente, é uma febre que contagia crianças, adolescentes e adultos de todas as idades.

O uso intensivo, porém, pode causar uma série de males que devem ser prevenidos para evitar doenças de postura, articulares e lesões de mãos e braços, além de distúrbios oculares. Há ainda o risco da dependência que já leva hospitais universitários a criarem grupos de ajuda psicológica a pessoas que não passam um dia de suas vidas, e geralmente muitas horas, plugadas na grande rede de comunicação on-line. Preste atenção em quanto tempo você passa diante da telinha e evite os vilões que podem comprometer seu bem-estar.

TECLE SEM DANO À SAÚDE




1 MANTENHA O MONITOR EM FRENTE AO ROSTO,
mas um pouco abaixo da altura dos olhos A posição deve ser frontal, de modo que não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador. Se os olhos permanecerem mais fechados, o conforto visual é maior e há menor evaporação lacrimal

2 USE TECLADOS E MOUSES ERGONÔMICOS
Esses equipamentos são projetados para prover maior conforto ao usuário e minimizar o risco de lesões

3 COTOVELOS ALINHADOS AOS PULSOS
Prefira cadeiras que tenham apoiadores para os braços, de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos

4 CUIDE DA POSTURA
Mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. As coxas devem estar posicionadas no assento

5 DEIXE OS PÉS RETOS
Os pés devem ficar completamente rentes ao chão. Se a cadeira for muito alta, use um apoiador para os pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREVISÂO DO TEMPO